Arabic Arabic English English French French German German Portuguese Portuguese Spanish Spanish

 

MINE TREINAMENTO | Terceirização de criação de sites

Terceirização de sites

Mine Treinamento GRATUITO - 5 aulas com todos os segredos da terceirização de sites Lucre entre 50 mil e 100 mil em 12 Meses!

Foto por @elienelondero

Black Hat SEO: o que é e por que evitar?

Black Hat SEO

Black Hat SEO: o que é e por que evitar?

Black Hat SEO

Black Hat SEO é um conjunto de estratégias de SEO focada em burlar os algoritmos que respondem pelo ranqueamento de páginas no Google. O objetivo é enganar os robôs do mecanismo de busca e colocar uma página nas primeiras posições do tráfego orgânico.

Essa tática é antiética e oferece riscos com penalizações para os sites que exploram black hats. Para saber mais o que é essa técnica polêmica, quais são as técnicas de black hat utilizadas e, porque você deve evitar, acompanhe este conteúdo até o final! 

O que é Black Hat SEO?

Black hat SEO é um conjunto de técnicas que oferecem um bom ranqueamento de páginas no Google por meio do tráfego orgânico. Além dos anúncios pagos, como no Google Ads, Twitter Ads, Facebook Ads, além de outros, as primeiras posições em um mecanismo de busca são baseadas em diretrizes importantes de tráfego orgânico.

O black hat passa por cima destes critérios quando encontra brechas nos algoritmos de ranqueamento e explora essas falhas. O objetivo desta tática é posicionar um site melhor que seus concorrentes na primeira página do Google em pouquíssimo tempo.

Ainda que esse pulo exorbitante de posições acima ocorra, eles são temporários, podem durar seis meses ou menos. O termo “black hat SEO” é inspirado no faroeste antigo, onde a nata de bandidos sempre estava trajada com roupas escuras e chapéu preto. Sendo assim, a referência faz uma boa alusão sobre o que é black hat SEO.

Técnicas de Black Hat

Dentre as estratégias utilizadas como black hat, temos Keyword StuffSpamCloaking, utilização de texto oculto, Doorway/Gateway Pages, manipulação de links pagos, troca excessiva de links, comentários articulados em texto de blogs com spam, uso de link building automatizado, utilizar link âncora de correspondência exata, além de muitas outras técnicas.

Unrelated Keywords é uma forma de explorar palavras-chave sem contexto em um artigo. São palavras-chave que vão desde o nome de pessoas famosas até a utilização de bordões e memes famosos na internet. Quando o leitor se depara com um artigo sem contexto, não compreende o conteúdo e deixa de considerar esse site em pesquisas futuras. Geralmente, essas palavras-chave são exploradas no rodapé da página.

A utilização de conteúdo duplicado também se enquadra como uma técnica de black hat SEO. O conteúdo copiado pode ser em parte ou em sua totalidade, de uma página estrangeira e traduzido para o idioma desejado. É fundamental não copiar conteúdo de nenhum site e somente utilizá-los como fonte de inspiração para produções originais.

manipulação dos dados estruturados é uma tática de black hat SEO extremamente explorada. Manipular os dados estruturados de modo a fornecer informações falsas é o mesmo que trabalhar focado na propaganda enganosa. Avaliações de 5 estrelas manipuladas oferecem um CTR maior e uma melhora significativa na conversão de leads nas SERPs.

Por que evitar?

O primeiro motivo para evitar o uso de black hat SEO na estratégia de marketing de conteúdo é porque essa tática troca o público por resultados promissores. Quando os resultados passam por cima da preocupação com a persona, o vínculo com o consumidor é deturpado pela ganância.

Além de manipular os consumidores, você também está sendo desonesto com seus concorrentes ao utilizar técnicas de black hat SEO. Um conteúdo não relevante bem posicionado tem vida útil curta perante ao mecanismo de busca e na opinião do público-alvo. 

Cada vez mais os mecanismos de buscas estão enfáticos sobre o uso de táticas que burlam os algoritmos para alguma vantagem. O black hat SEO pode oferecer retornos rápidos e expressivos e a marca pode se beneficiar muito com essa categoria de estratégia. Mas tudo tem seu preço!

Em curto prazo as estratégias de black hat exploradas já caem por terra. Em médio e longo prazo isso pode afetar a marca de forma negativa. Punições por meio dos algoritmos ou até manuais, são feitas pelo Google e outros mecanismos de buscas quando identificam que houve uso de táticas antiéticas de marketing digital. Saiba o que é marketing na totalidade e não seja desonesto.

Portanto, é fundamental se basear em estratégias de marketing digital honestas, pensando em resultados consistentes. Seja um gestor de tráfego honesto, um dono de site ético e alguém que não mente para obter vantagens na internet. Invista em conteúdos relevantes, em meta descriptions que atraem, Inbound Marketing, e trabalhe todas as técnicas válidas de forma correta para alcançar o sucesso desejado!

Veja mais artigos como esse aqui na Ideal Marketing e saiba mais sobre a terceirização de criação de sites e como isso pode impulsionar muito seus negócios

Compartilhe em suas Redes Sociais:

Facebook
LinkedIn
Pinterest
OK
VK

Continue lendo:

Compartilhe em suas Redes Sociais:

Facebook
LinkedIn
Pinterest
OK
VK

Continue lendo:

Compartilhe este artigo

Facebook
LinkedIn
Pinterest
OK
VK