Arabic Arabic English English French French German German Portuguese Portuguese Spanish Spanish

 

MINE TREINAMENTO | Terceirização de criação de sites

Terceirização de sites

Mine Treinamento GRATUITO - 5 aulas com todos os segredos da terceirização de sites Lucre entre 50 mil e 100 mil em 12 Meses!

Foto por @elienelondero

Criação de sites: Você é realmente dono do seu Web Site?

dono do seu Web Site

Aqui estão algumas dicas importantes para Criação de site e dono do seu web site e algumas perguntas a serem feitas à sua empresa de design ou desenvolvimento de websites. Se você não entender as questões de ‘propriedade’ quando estiver comprando um projeto de site ou uma aplicação baseada na web, este material deve ser lido para você! Não seja pego pagando duas vezes.

Recentemente entrevistei um novo cliente que estava procurando saber se é o dono do seu Web Site e adicionar a funcionalidade de um banco de dados ao seu site existente. Seu atual webmaster havia completado um logotipo comercial e projetado a interface inicial para o site. Os clientes pediram a seu webmaster uma cotação para adicionar a funcionalidade ao site e ele retornou um preço que excedeu em muito o orçamento do cliente.

Resumindo, encontramos uma grande aplicação que já existe e que atenderia as necessidades dos clientes por muito menos do que o desenvolvimento personalizado. O cliente informou ao webmaster anterior que eles estavam movendo serviços. Você acha que eles têm que manter seu site original? Não. Tivemos que começar de novo, o que infelizmente significou que este cliente teve que pagar por um tempo extra de design que ele já havia efetivamente pago.

Aqui estão algumas dicas importantes a serem lembradas e algumas perguntas a serem feitas à sua empresa de design ou desenvolvimento de websites para Criação de site e dono do seu web site

Código-Fonte de Design Web

Quando você contrata um web designer ou um desenvolvedor, eles vão produzir um web site ou aplicativo baseado na web do qual sua empresa vai depender. Na verdade, uma aplicação web pode ser todo o seu negócio. Este é absolutamente o caso quando uma empresa está 100% online e depende do processo incorporado em seu website. As lojas de comércio eletrônico são um exemplo perfeito de todo um negócio online.

Os web designers criam páginas web com uma compilação de imagens e uma linguagem de marcação de hipertexto (HTML). O HTML é uma linguagem padrão baseada em texto que a maioria dos web designers do mundo conhece. O HTML é o que é usado para manter a estrutura de seu web site unida. Ele mantém as belas imagens e o texto nos lugares certos. Seu navegador web interpreta esse HTML e mostra as imagens e o texto do site.

Seu web designer iniciará seu projeto “desenhando” seu site em um programa gráfico. Macromedia Fireworks e Photoshop são duas ferramentas que são muito utilizadas por profissionais. Seu designer desenhará o site usando formas, cores, imagens e fontes que estão todas empilhadas em camadas para criar o “look and feel” final para seu novo design do site. Os designers irão então fatiar as imagens e usar as imagens menores resultantes para construir seu site de trabalho usando HTML para mantê-lo todo junto.

Aqui está a chave. Você precisa do arquivo de arte original que foi usado para projetar seu site no Macromedia Fireworks ou Photoshop ou em qualquer software que seu projetista use. Se você não conseguir o arquivo fonte, seu próximo web designer terá que começar seu design do zero se você quiser mudanças no trabalho artístico. Isto não é um passeio no parque se as imagens originais que foram usadas não estiverem disponíveis. Os arquivos fonte do Macromedia Fireworks têm a extensão .PNG (seuWebsite.PNG). Os arquivos do Photoshop têm a extensão .PSD (seuWebsite.PSD).

Outro problema de design que você pode encontrar no futuro são as fontes. Se seu projetista usa fontes sofisticadas que não são instaladas por padrão em seu computador ou em seu futuro computador, você terá que substituir diferentes fontes. Em alguns casos, a escolha de uma nova fonte não é um grande problema. Entretanto, se você pudesse imaginar que a fonte usada no logotipo da Coca-Cola® se tornou indisponível porque a Coca-Cola® mudou de designer, muito provavelmente causaria danos reais a eles. Eles precisam da fonte usada em seu logotipo ou na marca da empresa e você também!

Perguntas a fazer ao seu web designer

1) Quando você terminar de projetar meu web site, você me fornecerá os arquivos fonte utilizados no design do meu novo web site?

2) Você vai transferir a propriedade (direitos autorais) desses arquivos fonte para mim ou para minha empresa? Ou pelo menos me dará licença perpétua para continuar usando-os e para fazer revisões?

3) Vocês me fornecerão os nomes e arquivos para todas as fontes não Windows usadas no design do meu novo site? No mínimo, porque pode haver problemas reais de direitos autorais com a transferência das fontes, você precisa saber os nomes das fontes e onde você pode comprar cópias das mesmas para o arquivo de seu projeto.

Código Fonte da Aplicação Web

Os desenvolvedores web criam programas que funcionam como aplicações na Internet. Eles criam código que é compilado, geralmente em tempo real, no servidor web. O código se conectará, por exemplo, a um banco de dados e extrairá um conjunto de dados. Os dados serão então compilados em uma tabela HTML (para que sejam legíveis) e então enviados do servidor web para seu navegador web como HTML puro. Você não será capaz de “ver o código fonte” e ler a linguagem de script porque nunca sai do servidor web. Se você “visualizar a fonte” a partir do navegador da web, você verá apenas o HTML.

Parte do código que seu desenvolvedor escreve será protegido por direitos autorais. Seu desenvolvedor também poderá comprar código na forma de componentes de servidor, usar blocos de código para funcionalidade de outros programadores ou adquirir uma aplicação completa para finalizar seu programa. Você precisa garantir que o desenvolvedor lhe diga que você pode continuar usando o software que ele desenvolve para seu negócio por um período de tempo ilimitado, e que se houver alguma restrição de licenciamento ou custos de licenciamento recorrentes que lhe sejam revelados antes de você iniciar o projeto. Descubra se você estará vinculado para sempre a um plano de hospedagem ou servidor para sua aplicação e Criação de site e dono do seu web site.

Aqui estão algumas perguntas que você pode querer fazer a seu desenvolvedor web para Criação de site e dono do seu web site.

1) Você irá transferir uma licença perpétua ilimitada para mim ou minha empresa para usar o aplicativo que você desenvolver para mim?

2) Você me revelará alguma restrição de licença em relação ao pedido?

3) Vocês escreverão códigos usando padrões ou idiomas comuns que eu poderei mudar para outro provedor de hospedagem ou eventualmente para meu próprio servidor?

4) Posso mudar minha aplicação para outro servidor no futuro, se for necessário?

Uso de Criptografia

Então, seu desenvolvedor web diz “sim” às últimas quatro perguntas e você pensa: “ótimo, estou livre, vamos começar”. Dois anos depois, você decide que é hora de mover sua aplicação web para seus próprios servidores para  dono do seu Web Site porque sua loja de comércio eletrônico está gritando ocupada e o custo da largura de banda e da hospedagem está matando seus lucros.

Você inicia o processo para mover sua aplicação para seu novo servidor e chama seu webmaster para pedir ajuda, mas ele foi para a Universidade nos Estados Unidos e “não está mais fazendo isso”. Você pensa: “Acho que eu deveria ter usado uma empresa mais estabelecida…”. Assim, você encontra um novo webmaster. A propósito, os novos clientes me dizem com freqüência que sou o segundo, terceiro e às vezes até o quarto desenvolvedor web. Então vamos mover o site, mas espere, algo está errado… partes do código fonte estão criptografadas. Nem mesmo o governo conseguia decifrá-lo. Temos que reescrever esses blocos de código e o cliente tem que pagar… novamente.

Se o HTML de origem de seus sites ou a linguagem de script de aplicação for criptografada, então pode ser necessário reescrevê-la ou você não terá como adicionar funcionalidade ou corrigir bugs, sem envolver o desenvolvedor original que detém a chave para a criptografia. Eles são bastante inteligentes, não são?

Há algumas boas razões para encriptar algumas partes do código fonte, mesmo em uma aplicação web. A maioria das aplicações web conterá, no código fonte, o banco de dados, o nome de usuário e a senha dentro de um dos arquivos. Este é um grande exemplo de um bloco de código que deve ser criptografado antes de ser colocado em um ambiente de hospedagem compartilhado.

Se seu desenvolvedor web vai criptografar partes do código fonte, certifique-se de obter uma cópia do código fonte não criptografado para o arquivo de seu projeto. Desta forma, você poderá trabalhar com um novo desenvolvedor.

Perguntas a fazer a seu desenvolvedor web em relação à criptografia

1) Você vai criptografar algum ou todo o código fonte na aplicação que você está desenvolvendo para mim?

2) Você vai me fornecer uma cópia do código fonte original antes de ser criptografada?

Tecnologias

Há uma série de tecnologias utilizadas no desenvolvimento de sites e aplicações web que incluem o Processador de Pré-Hipertexto (PHP), Active Server Pages (ASP), Active Sever Pages dot Net (ASP.NET), e Cold Fusion para citar algumas. Todas estas linguagens de scripting facilitam a conexão de sites web a bancos de dados e o acesso a funcionalidades no servidor web, como o envio de e-mails ou o upload de arquivos. Todas estas tecnologias são amplamente utilizadas, amplamente disponíveis e há um grande número de desenvolvedores que conhecem estas linguagens. Há algumas linguagens de programação e scripting menos conhecidas que podem ser capazes de fazer muitas das mesmas coisas que as linguagens mais amplamente utilizadas. O problema é que talvez seja mais difícil encontrar um programador que conheça a linguagem.

Algumas linguagens de scripting ou programação como as tecnologias Microsoft® Active Server Page ou Active Server Page dot Net são desenvolvidas especificamente para uso nos sistemas operacionais Mircrosoft. Estas tecnologias são difíceis, se não impossíveis, de serem executadas em um sistema operacional Linux. Quando seu programador seleciona uma linguagem para desenvolver seu aplicativo web, ele pode estar casando você com um relacionamento de longo prazo com um determinado sistema operacional e fornecedor de software. Isto não é problema, desde que você reconheça as ramificações a longo prazo destas escolhas, algumas das quais podem ser maiores custos para você no futuro.

Perguntas a fazer a seu desenvolvedor web em relação às linguagens de programação

1) A tecnologia que vocês usam está ligada a um sistema operacional em particular ou posso hospedar meu site na minha escolha de servidores com minha escolha de sistema operacional? Mais especificamente, posso hospedar minha aplicação em um servidor web da Microsoft e em um servidor Linux?

Transferibilidade

Certifique-se de que você seja capaz de mover seu website para um servidor com padrões comparáveis no futuro, caso você deseje fazê-lo. A mudança de um site para um novo servidor não se deve necessariamente a uma quebra no relacionamento com seu web designer. Você pode ser forçado a mudar se seu servidor existente não puder mais lidar com sua largura de banda de tráfego. Se seus custos se tornarem muito altos em um ambiente de hospedagem compartilhada, você poderá achar mais econômico configurar seu próprio servidor web e hospedar sua própria aplicação.

Se você optar por hospedar sua própria aplicação, é aqui que as ramificações de custo de suas escolhas anteriores atingirão seu livro de bolso. Por exemplo, se seu site foi desenvolvido usando PHP, uma linguagem de script de código aberto para websites, então o custo de seu novo servidor provavelmente não incluirá nenhuma licença de software porque o sistema operacional (Linux) é gratuito. Por outro lado, se seu site for desenvolvido usando .ASP ou . ASP.NET, você terá que comprar licenças de servidor caras do grandalhão.

Você pode usar seu site para o futuro?

Se você encomendar a um web designer ou desenvolvedor a conclusão de um projeto para você, certifique-se de ter um acordo em vigor que especifique claramente que você pode continuar a usar o projeto e os arquivos fonte relacionados quando ele for concluído. Verifique o contrato de serviço que você assinou com sua empresa web. É claro que se não houver documentação, você não saberá se é proprietário de seu web site ou aplicativo baseado na web.

Em Resumo

Há algumas boas razões para que os web designers e desenvolvedores protejam seus direitos de dono do seu Web Site e garantam seu potencial de ganhos futuros. Como cliente ou comprador de serviços de web design, você precisa entender a sua posição com relação às escolhas que serão feitas em seu nome em relação ao seu site ou aplicativo baseado na web assim você sabera Criação de site e dono do seu web site.

http://www.eKzact.com inscreva-se para nosso boletim *Livre* on-line Ligue 1-866-WEBB-123… ou envie um e-mail para info@ekzact.com

© eKzact Solutions Inc. 2005

https://millennialsresultados.com.br/

https://g.page/r/CWHCHVxAyqf1EAE

Compartilhe em suas Redes Sociais:

Facebook
LinkedIn
Pinterest
OK
VK

Continue lendo:

Compartilhe este artigo

Facebook
LinkedIn
Pinterest
OK
VK

Procurando uma agência séria para construir seu site?

Parabéns, você encontrou! Somos especializados em criação de sites desde o básico ao avançado! Sites completos, bonitos e funcionais! Sites que convertem em vendas!

Informações de Contato