Arabic Arabic English English French French German German Portuguese Portuguese Spanish Spanish

 

MINE TREINAMENTO | Terceirização de criação de sites

Terceirização de sites

Mine Treinamento GRATUITO - 5 aulas com todos os segredos da terceirização de sites Lucre entre 50 mil e 100 mil em 12 Meses!

Foto por @elienelondero

Criação de sites: Acessibilidade Web para usuários de lupas de tela

criação de sites e acessibilidade

Criação de sites: Acessibilidade Web para usuários de lupas de tela

criação de sites e acessibilidade: As necessidades dos usuários de lupas de tela são negligenciadas ao implementar a acessibilidade web em um site. As lupas de tela são usadas por usuários da web com visão parcial para aumentar o tamanho dos elementos na tela. Alguns usuários ampliam a tela de modo que apenas três a quatro palavras possam aparecer na tela de cada vez.

A boa notícia é que alguns dos princípios básicos para melhorar a acessibilidade e a usabilidade para usuários de lupas de tela também aumentam a usabilidade para todos. Para ajudar, listamos seis maneiras de melhorar a acessibilidade e a usabilidade para os usuários de lupas de tela:

1. Não inclua texto nas imagens

O texto incorporado nas imagens pode se tornar borrado e pixelizado quando visto em ampliadores de tela e, portanto, completamente ilegível. Isto é especialmente verdadeiro quando o texto da imagem é de baixa qualidade, portanto, se você tiver absolutamente que incorporar texto dentro das imagens, então certifique-se de que a imagem é de alta qualidade. Muitos usuários de lupas de tela podem achar bastante difícil ler o texto na melhor das vezes, portanto, quando ele lhes parece confuso, pode se tornar difícil de ler.

Criação de sites e acessibilidade

Normalmente não é mais necessário incorporar texto nas imagens, já que a maioria dos efeitos de apresentação podem agora ser alcançados com o CSS. Ao incorporar texto nas imagens, o tempo de download de cada página pode se tornar significativamente maior devido ao peso destas imagens – para os usuários em modems dial-up, pode ser uma verdadeira dor de cabeça esperar que estas imagens sejam baixadas e renderizadas.

Se você não tiver certeza se um pedaço de texto na página está ou não incorporado em uma imagem, tente destacar o texto. Se você puder destacar cada letra individualmente, então o texto é texto real e não está embutido dentro de uma imagem.

2. Seções da página claramente separadas

As diferentes seções de cada página da web devem ser claramente separadas através do uso de bordas e cores de fundo diferentes. Os usuários de lupas de tela só podem ver uma pequena seção de uma página da web de cada vez, de modo que às vezes pode ser difícil para estes usuários se orientarem dentro da página.

Usando uma cor de fundo azul para a navegação, por exemplo, os usuários da lupa de tela podem se mover rapidamente através da página e quando vêem um fundo azul sabem imediatamente que o conteúdo está terminado e a área de navegação começou.

Da mesma forma, ao separar diferentes seções da página com bordas, quando um usuário de uma lupa de tela se move sobre essa borda, ele sabe que está se movendo para uma seção diferente. Uma forma especialmente comum disto, é usar uma barra vertical para separar itens de navegação horizontal.

Separar diferentes seções da página com cores de fundo e bordas não aumenta apenas a usabilidade para usuários de lupas de tela – aumenta a usabilidade para todos. Quando usuários avistados regularmente varrem uma página da web, se o conteúdo, o rodapé e a navegação forem todos efetivamente diferenciados, é muito fácil obter rapidamente uma compreensão do layout da página.

3. Use títulos claros e descritivos com freqüência

Quando usuários de lupas de tela movem sua lupa através da tela, um dos itens que se destacam para eles são os cabeçalhos. Ao garantir que o texto do cabeçalho seja grande, e talvez diferenciando-o através do uso de cores, ele se destacará para esses usuários.

Os usuários da lupa de tela geralmente têm que parar o movimento da lupa quando querem ler um texto, para que quando virem um título, possam parar e lê-lo. Como os cabeçalhos (pelo menos em teoria!) descrevem o conteúdo contido abaixo deles, os usuários da lupa de tela podem ler um cabeçalho, obter uma compreensão do conteúdo abaixo dele e decidir se querem ou não ler esse conteúdo. Caso contrário, eles podem simplesmente mover a lupa para baixo da tela e parar no próximo cabeçalho.

Os cabeçalhos são incrivelmente úteis também para usuários com visão plena, essencialmente pela mesma razão. Quando você escaneia uma página da web, os cabeçalhos são um dos itens que se destacam para você. Mais uma vez, você pode ler o título (ou ouvi-lo para um usuário leitor de tela), e desde que seja descritivo, imediatamente compreenderá o conteúdo que se encontra abaixo dele. Você pode então continuar lendo ou pular para o próximo cabeçalho abaixo da página.

Criação de sites e acessibilidade

4. Assegurar que o texto do link seja descritivo de seu destino

Texto de link como ‘clique aqui’ e ‘mais’ deve ser evitado e substituído por texto de link que descreva adequadamente o destino do link. O texto do link, juntamente com os cabeçalhos, é um dos itens que se destacam para os usuários de lupas (e todos os usuários, aliás) ao navegar em uma página da web. Se ‘clique aqui’ for usado, então estes usuários (e de fato todos os usuários) terão que pesquisar o texto antes e depois do link a fim de descobrir seu destino.

5. Evitar texto rolante ou intermitente

O texto em rolagem ou intermitente é geralmente conhecido por oferecer pouca usabilidade, pois significa que os usuários não podem ler o texto em seu próprio tempo. Isto é duplamente verdade para os usuários de lupas de tela que lêem páginas da web a um ritmo mais lento – as chances são de que eles não terão tempo de ler o texto antes que ele desapareça.

6. Conteúdo do parágrafo de carga inicial

Ao carregar na frente o conteúdo dos parágrafos, os usuários da lupa de tela podem acessar o ponto principal de cada parágrafo imediatamente. Carregamento frontal significa colocar a conclusão em primeiro lugar, seguida do quê, por que, quando, onde e como. Ao colocar a conclusão primeiro, os usuários da lupa de tela podem ler a conclusão do parágrafo imediatamente e depois decidir se estão interessados em ler o resto do parágrafo ou não.

Se os usuários da lupa de tela não estiverem interessados no conteúdo de um parágrafo, eles podem mover a lupa para baixo da tela e, quando virem espaço branco, sabem que o parágrafo terminou e o próximo parágrafo começou.

Esta regra sobre o conteúdo dos parágrafos de carga frontal na verdade beneficia absolutamente a todos. Ao colocar a conclusão no início do parágrafo, todos os usuários podem instantaneamente compreender o ponto do parágrafo e decidir se querem continuar lendo-o (ou pular para o próximo parágrafo).

Conclusão

No geral, há muitas coisas que podem ser feitas para melhorar a usabilidade e acessibilidade para os usuários de lupas de tela. Mas a boa notícia é que todas elas melhoram a usabilidade para absolutamente todos.

 

 

https://millennialsresultados.com.br/

https://g.page/r/CWHCHVxAyqf1EAE

Compartilhe em suas Redes Sociais:

Facebook
LinkedIn
Pinterest
OK
VK

Continue lendo:

Compartilhe este artigo

Facebook
LinkedIn
Pinterest
OK
VK

Procurando uma agência séria para construir seu site?

Parabéns, você encontrou! Somos especializados em criação de sites desde o básico ao avançado! Sites completos, bonitos e funcionais! Sites que convertem em vendas!

Informações de Contato

× Posso ajudar? Available from 08:00 to 20:00 Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday