Arabic Arabic English English French French German German Portuguese Portuguese Spanish Spanish

 

MINE TREINAMENTO | Terceirização de criação de sites

Terceirização de sites

Mine Treinamento GRATUITO - 5 aulas com todos os segredos da terceirização de sites Lucre entre 50 mil e 100 mil em 12 Meses!

Foto por @elienelondero

Criação de Sites: Design Antigo, Um olhar nostálgico para trás

Criação de Sites e Design Antigo

 

Criação de Sites e Design Antigo: Um olhar nostálgico para trás na criação de sites dos anos 90, e um aviso para qualquer pessoa cujo website seja um anacronismo acidental.

 

Lembra-se dos dias em que cada PC era bege, cada site tinha um pequeno ícone Netscape na página inicial, Geocities e Tripod hospedavam praticamente todas as páginas iniciais pessoais, e “Google” era apenas uma palavra engraçada?

 

A metade dos anos 90 foi a infância brincalhona da rede mundial, uma época de grandes expectativas para o futuro e de padrões bastante baixos para o presente. Esses eram os dias em que fazer uma busca na web significava percorrer várias páginas de listagens em vez de olhar para os três primeiros resultados – mas pelo menos relativamente poucos desses sites eram sem dúvida lucrativos.

 

Marcas registradas da década de 1990 Criação de Site

 

Criação de sites e design antigo, claro que, quando alguém diz que um website parece ter vindo de 1996, não se trata de um elogio. Você começa a imaginar imagens de fundo barulhentas, e pequenas caixas de correio “e-mail me” com cartas entrando e saindo em um loop infinito. Amador, bobo, pouco profissional, convencido e inutilizável são todos adjetivos que descrevem muito bem como a maioria dos sites foi feita há apenas dez anos.

 

Por que os websites eram tão ruins na época?

 

Conhecimento. Poucas pessoas sabiam como construir um bom site na época, antes que autoridades como Jakob Nielsen começassem a evangelizar seus estudos sobre o comportamento dos usuários da web.

 

Dificuldade. Naqueles dias, não havia software e modelos abundantes que pudessem produzir um website visualmente agradável e fácil de usar em 10 minutos. Em vez disso, você codificava seu site manualmente no Bloco de Notas ou usava o FrontPage.

 

Tontura. Quando um novo brinquedo saiu, fosse JavaScript, Java, Frames, Gifs animados ou Flash, ele estava simplesmente enfiado em uma caixa de brinquedos já superlotada de um site, independentemente de ter servido a algum propósito.

 

Navegando pelo WayBack Machine do Internet Archive, é difícil não sentir um toque de nostalgia por um tempo mais simples, quando todos nós éramos iniciantes nisto. Ainda assim, uma das melhores razões para olhar o design do website dos anos 90 é evitar repetir os erros de design da história da web. Este seria um exercício útil para o número trágico das homepages pessoais de hoje e até mesmo dos sites de pequenas empresas que são acidentalmente retrógrados.

 

Páginas de respingo

 

Por volta de 1998, websites em toda a Internet descobriram o Flash, o software que permitia a fácil animação de imagens em um website. De repente, você não podia mais visitar metade das páginas da web sem sentar-se durante pelo menos trinta segundos de um logotipo girando, brilhando, deslizando ou saltando através da tela.

 

Flash “splash pages”, como estas animações de abertura foram chamadas, se tornaram a versão da Internet das fotos das férias. Todos adoravam exibir o Flash em seu site, e todos odiavam ter que sentar-se através da apresentação do Flash de outra pessoa.

 

De todas as milhares de páginas de splash feitas nos anos 90 e as poucas ainda feitas hoje, quase nunca nenhuma comunicou qualquer informação útil ou forneceu qualquer entretenimento. Elas eram monumentos aos egos dos proprietários dos sites. Ainda assim, hoje, quando tantos proprietários de websites de negócios estão trabalhando tanto para arrancar cada pedacinho de eficácia de seus sites, é quase encantador pensar em um proprietário de negócio realmente colocando o ego bem à frente do lucro para ter sido derivado de todos os visitantes que apertaram o botão “de volta” em vez de sentar-se através de um logotipo animado.

 

Problemas de texto

 

Criação de sites e design antigo,”Bem-vindo ao…” Cada página inicial de um site em 1996 tinha que ter a palavra “bem-vindo” em algum lugar, muitas vezes na maior manchete. Afinal de contas, dizer “bem-vindo” não é mais vital do que dizer o que é a página web em primeiro lugar?

 

Imagens de fundo. Lembra-se de todas aquelas pessoas que tinham as fotos de seus filhos em mosaico no fundo de cada página? Lembram-se de como era divertido tentar adivinhar quais eram as palavras nas seções onde a cor da fonte e a cor da imagem eram as mesmas?

 

Fundo escuro, texto claro. Meu favorito era a fonte laranja sobre fundo roxo, embora o ubíquo texto amarelo branco sobre azul, verde ou vermelho também fosse bonito. É claro que qualquer um que torne seu texto mais difícil de ler com um truque idiota está apenas lhe pagando a cortesia de lhe dizer que não poderia ter escrito nada que valesse a pena ler.

 

Parágrafos inteiros de texto centralizados. Afinal de contas, não foram milênios de margens de descarga à esquerda que só nos deixaram preguiçosos?

 

“Este site é melhor visualizado na resolução Netscape 4.666, 1.000×3300”. Sempre foi tão bonito quando os proprietários de sites realmente imaginavam que qualquer um, exceto suas mães, se importaria o suficiente para mudar seu navegador configurado para olhar o site de alguma pessoa aleatória.

 

Publicação sem texto em todas as imagens. Alguns dos piores sites fariam ao mundo o serviço de colocar todo o seu texto em formato de imagem para que nenhum mecanismo de busca jamais os encontrasse. Que sacrifício!

 

Páginas Hiperativas

 

TV-envy era uma doença psicológica comum na década de 1990. Como o streaming de vídeo e até mesmo Flash ainda estavam em sua infância, os criadores de sites se contentaram em simplesmente fazer com que os elementos em suas páginas se movessem como feijões saltadores mexicanos.

 

Gifs animados

 

Em 1996, pouco antes do amanhecer do Flash, gifs animados estavam em pleno andamento, dançando, deslizando e percorrendo as retinas dos navegantes da web tentando ler o texto na página.

 

Texto de rolagem

 

Criação de sites e design antigo. No caso de você estar se divertindo muito afinando todos os gráficos de dança da página, um ambicioso criador de site de meados dos anos 90 tinha um truque simples mas poderoso para lhe dar uma dor de cabeça: texto rolante. Através da magia do JavaScript, os proprietários do site podiam conseguir a combinação perfeita de muito rápido para ler confortavelmente e muito lento para ler rapidamente.

 

Por um tempo, um empresário poderia até mesmo separar o sério do aspirante a um futuro profissional com base apenas no aspecto (des)profissional de seus websites comerciais. Infelizmente, o desenvolvimento de software de autoria de websites baseados em modelos significa que mesmo alguém sem nenhum gosto ou sentido pode fazer websites que parecem tão bons quanto o design do orçamento mais grande de cinco anos atrás.

 

É claro que ainda existem alguns websites cujos proprietários parecem estar tentando provocar um ressurgimento em gifs animados, imagens de fundo e textos feios. “Só terão que confiar que todos estão rindo com eles, não com eles”.

 

https://millennialsresultados.com.br/

https://marketingcuiaba.com.br/

Compartilhe em suas Redes Sociais:

Facebook
LinkedIn
Pinterest
OK
VK

Continue lendo:

Compartilhe este artigo

Facebook
LinkedIn
Pinterest
OK
VK

Procurando uma agência séria para construir seu site?

Parabéns, você encontrou! Somos especializados em criação de sites desde o básico ao avançado! Sites completos, bonitos e funcionais! Sites que convertem em vendas!

Informações de Contato