Arabic Arabic English English French French German German Portuguese Portuguese Spanish Spanish

 

MINE TREINAMENTO | Terceirização de criação de sites

Terceirização de sites

Mine Treinamento GRATUITO - 5 aulas com todos os segredos da terceirização de sites Lucre entre 50 mil e 100 mil em 12 Meses!

Foto por @elienelondero

Criação de Sites: Erros Comuns, Especificação Funcional da Web.

criação de sites e especificação funcional

Criação de Sites e Especificação de Funcional ineficazes para projetos Web, tais como sites, intranets ou portais, contribuem em grande parte para atrasos, custos mais altos ou em aplicações que não correspondem às expectativas. Independente se o Web site, Intranet ou Portal for desenvolvido sob medida ou construído sobre pacotes de software como Web, gerenciamento de conteúdo empresarial ou software de portal, a criação de sites e especificação funcional estabelece a base para atrasos de projetos e custos mais altos. Para limitar atrasos e investimentos inesperados durante o processo de desenvolvimento, as seguintes armadilhas devem ser evitadas:

 

<b>Criação de Sites e Especificação funcional muito vaga ou incompleta:</b> Este é o erro mais comum que as empresas cometem. Tudo o que é ambíguo ou não especificado de forma alguma, os desenvolvedores não implementam ou implementam de forma diferente do que os proprietários do site desejam. Isto se refere principalmente às características da Web que são consideradas como expectativas comuns dos usuários. Por exemplo, as tags HTML de título, que são usadas para marcar páginas da Web. O comitê de direção da Web pode especificar que cada página contém um título de página, mas não especifica que as tags de título HTML também precisam ser implementadas. Portanto, os desenvolvedores da Web podem não implementar as tags HTML Title ou implementá-las de uma forma diferente das visões dos proprietários do site. Há outros exemplos, como o tratamento de erros em formulários on-line ou a definição de textos ALT para imagens para cumprir com a seção 508 da lei de deficiência. Estes exemplos parecem detalhes, mas na prática, se os desenvolvedores precisarem modificar centenas ou até milhares de páginas, isso equivale a vários homens-dias ou até mesmo homens- semanas. Especialmente, as correções para imagens como proprietários de empresas precisam primeiro definir os nomes das imagens antes que os desenvolvedores web possam implementar os textos ATL. Especificações funcionais ambíguas podem resultar devido à falta de habilidades de usabilidade internas ou externas. Neste caso, um workshop de um dia sobre melhores práticas de usabilidade transfere as habilidades necessárias ou pelo menos básicas de usabilidade para a equipe Web. É recomendável, mesmo para empresas que tenham habilidades de usabilidade ou dependam do conjunto de habilidades do subcontratado, que um consultor externo e neutro reveja a especificação funcional. Especialmente, como tais revisões se referem a gastos marginais em comparação com o total de investimentos na Web (por exemplo, cerca de $10 K – $15 K dólares para uma revisão).

 

<b>Futura melhoria do site não identificada ou não comunicada:</b> É crucial que o comitê da Web identifique pelo menos as principais melhorias futuras do site e as comunique à equipe de desenvolvimento. No melhor dos casos, a equipe de desenvolvimento conhece o roteiro para os próximos três anos. Tal abordagem permite que a equipe de desenvolvimento antecipe as escolhas de implementação para hospedar futuras melhorias do site. É mais rentável a médio ou longo prazo investir mais no início e construir uma solução flexível. Se as equipes da Web não souberem ou mesmo ignorarem futuras melhorias, o risco de maiores investimentos aumenta (por exemplo, adicionar novas funcionalidades no futuro resulta em parte ou, na pior das hipóteses, na reconstrução total das funcionalidades existentes). Olhando o delta financeiro para uma solução flexível versus uma solução que apenas satisfaz os requisitos atuais, a solução flexível provou ser mais econômica na prática, de uma perspectiva de médio e longo prazo. </p>

 

<b> Funcionalidade planejada não alinhada com os recursos internos:</b> Muitas empresas olham para a funcionalidade do site apenas do ponto de vista do visitante do site (por exemplo, facilitação da busca de informações ou realização de transações) e benefícios corporativos (por exemplo, benefícios financeiros de recursos de auto-atendimento). Entretanto, existe uma terceira dimensão, o impacto da funcionalidade do site sobre os recursos internos. As funcionalidades do site que podem ter um grande impacto sobre os recursos internos são, por exemplo:

– Websites: fornecimento de notícias, recrutamento on-line, suporte on-line, etc.

– Intranets / portais: fornecendo funcionalidade de manutenção de conteúdo para gerentes de negócios

 

É crucial para o sucesso da funcionalidade do site que o comitê da Web analise o impacto e tome medidas para garantir o funcionamento da funcionalidade planejada. Por exemplo, fornecer a funcionalidade de manutenção do conteúdo aos proprietários de empresas e gerentes de produtos com um fluxo de trabalho associado. Esta funcionalidade é eficaz e pode gerar benefícios comerciais como, por exemplo, redução do tempo de colocação no mercado. Entretanto, na prática, os proprietários de empresas e gerentes de produtos precisarão escrever, validar, revisar, aprovar e aposentar o conteúdo. Isto resulta em uma carga de trabalho adicional. Se o comitê da Web não tiver definido na governança da Web (processos, políticas, propriedade e potencial aplicação), pode acontecer que esta funcionalidade não seja utilizada e, portanto, se torne inútil.

 

<b> Listas de desejos versus necessidades reais e requisitos comerciais:</b> A especificação funcional não está alinhada com as necessidades do usuário ou com os requisitos comerciais. Isto é mais comum para aplicações internas, tais como Intranets ou portais. Em muitos casos, o comitê do projeto negligencia a realização de uma pesquisa interna sólida e define a funcionalidade generalizando os desejos individuais dos funcionários sem nenhuma prova sólida. Capturar o feedback dos usuários internos em toda a organização permite determinar a funcionalidade crítica. Para realizar uma pesquisa eficiente, um conjunto representativo de funcionários precisa ser questionado. Além disso, esses funcionários precisam ser categorizados em perfis. Os perfis precisam ser caracterizados por exemplo, freqüência de uso da Intranet, duração estimada por visita, uso da Intranet para facilitar suas tarefas diárias, contribuição para a empresa, etc. Com base nestas informações, a equipe da Web pode então priorizar a funcionalidade e escolher a funcionalidade mais eficaz e relevante para o próximo lançamento. Funcionalidades menos críticas ou menos importantes podem fazer parte de futuros lançamentos (roadmap) ou ser abandonadas. Se um processo de decisão tão sólido não for realizado, pode acontecer que a funcionalidade seja desenvolvida mas utilizada apenas por poucos usuários e que o retorno do investimento não seja alcançado.

 

<b> Não há suportes visuais suficientes ou baseados puramente em texto:</b> A descrição textual das aplicações Web pode ser interpretada subjetivamente e, portanto, levando a expectativas erradas. Para evitar estabelecer expectativas erradas, que podem ser descobertas somente durante o desenvolvimento ou, na pior das hipóteses, no momento do lançamento, a especificação funcional precisa ser complementada por suportes visuais (por exemplo, capturas de tela ou, na melhor das hipóteses, protótipos HTML para páginas iniciais ou qualquer página de navegação principal, como páginas de sub-home para as seções principais do site, como para recursos humanos, unidades de negócios, finanças, etc.). Isto permite reduzir a interpretação subjetiva e levar em conta o feedback dos usuários antes do desenvolvimento. Tal abordagem ajuda a estabelecer as expectativas corretas e evitar quaisquer decepções no final, uma vez que a nova aplicação esteja online.< /p>

 

Observamos estes erros comuns, independentemente se as empresas desenvolveram suas aplicações Web internamente ou as subcontrataram a um prestador de serviços externo.

 

https://millennialsresultados.com.br

https://g.page/r/CWHCHVxAyqf1EAE

Compartilhe em suas Redes Sociais:

Facebook
LinkedIn
Pinterest
OK
VK

Continue lendo:

Compartilhe este artigo

Facebook
LinkedIn
Pinterest
OK
VK

Procurando uma agência séria para construir seu site?

Parabéns, você encontrou! Somos especializados em criação de sites desde o básico ao avançado! Sites completos, bonitos e funcionais! Sites que convertem em vendas!

Informações de Contato