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MINE TREINAMENTO | Terceirização de criação de sites

Terceirização de sites

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Foto por @elienelondero

Criação de sites: Design centrado no usuário (UCD) – 6 métodos

criação de sites e UCD

Criação de sites: Design centrado no usuário (UCD) – 6 métodos

Criação de sites e UCD: O design centrado no usuário (UCD) é uma abordagem de projeto que coloca os usuários pretendidos de um site no centro de seu design e desenvolvimento. Ele faz isso falando diretamente com o usuário em pontos-chave do projeto para garantir que o site atenderá às suas necessidades.

As etapas são realizadas de forma iterativa, com o ciclo sendo repetido até que os objetivos de usabilidade do projeto tenham sido atingidos. Isso torna crítico que os participantes desses métodos reflitam com precisão o perfil de seus usuários reais.

Grupos de foco

O que são eles?
Um grupo de foco envolve o incentivo a um grupo convidado de usuários intencionais/reais de um site (ou seja, participantes) para compartilhar seus pensamentos, sentimentos, atitudes e idéias sobre um determinado assunto.

A organização de grupos de foco dentro de uma organização também pode ser muito útil para conseguir a adesão a um projeto dentro dessa empresa.

Quando usar
Os grupos de foco são mais freqüentemente usados como um input para o projeto. Eles geralmente produzem dados não estatísticos e são um bom meio de obter informações sobre um domínio (por exemplo, o que as tarefas das pessoas envolvem).

Questões
É necessário ter um moderador e um analista experientes para que um grupo focal seja eficaz.

Teste de usabilidade

O que é isso?
Sessões de testes de usabilidade avaliam um site coletando dados das pessoas enquanto elas o utilizam. Uma pessoa é convidada a participar de uma sessão na qual será solicitada a realizar uma série de tarefas enquanto um moderador toma nota de quaisquer dificuldades que encontre.

Criação de sites e UCD

Os usuários podem ser solicitados a seguir o protocolo em voz fina que lhes pede para verbalizar o que estão fazendo e por que o estão fazendo.

Você também pode cronometrar os usuários para ver quanto tempo eles levam para completar tarefas, o que é uma boa medida de eficiência (embora você deva ter em mente que o uso do protocolo “pensar em voz alta” irá retardar consideravelmente os usuários).

Normalmente são necessários dois especialistas de tempo por sessão – um para moderar, outro para notar problemas.

Quando usar
Os testes de usabilidade podem ser usados como um input para o projeto ou no final de um projeto. Ele representa uma excelente maneira de descobrir quais são os problemas de usabilidade mais prováveis com um local.

Os testes de usabilidade podem ser usados para gerar dados não estatísticos ou estatísticos.

Questões
O teste de usabilidade requer alguma forma de projeto para ser testado – mesmo que seja apenas em papel. Os testes funcionam melhor se se concentrarem na coleta de feedback não estatístico sobre um projeto através de “falar em voz alta” ou de medidas estatísticas.

Classificação de cartões

O que é isso?
A classificação de cartões é um método para sugerir estruturas/categorias intuitivas. Um participante é apresentado com um pacote não selecionado de cartões de índice. Cada cartão tem uma declaração escrita nele que se relaciona a uma página do site.

O participante é solicitado a classificar estes cartões em grupos e depois nomear estes grupos. Os resultados de vários tipos individuais são então combinados e analisados estatisticamente.

Criação de sites e UCD

Quando usar
A classificação de cartões é normalmente usada como um input para o projeto. É uma excelente maneira de sugerir boas categorias para o conteúdo de um site e derivar sua arquitetura de informação.

A classificação de cartões pode ser usada para gerar dados estatísticos.

Questões
Fornecer aos participantes um período experimental com alguns cartões fáceis (por exemplo, esportes, animais, etc.) pode tranquilizar sobre o que se espera que eles façam e resultar em uma sessão mais produtiva.

Desenho participativo

O que é isso?
O desenho participativo não apenas pede opiniões aos usuários sobre questões de desenho, mas os envolve ativamente nos processos de desenho e tomada de decisões.

Quando usar
O desenho participativo é normalmente usado dentro de um mini-projeto para gerar protótipos que alimentam o processo de desenho de um projeto em geral.

Um exemplo seria uma oficina de design participativo na qual desenvolvedores, designers e usuários trabalham juntos para projetar um protótipo inicial. Este protótipo inicial seria então alimentado por um processo de design mais tradicional.

Os projetos que utilizam apenas o desenho participativo são muito raros.

Questões
As sessões de desenho participativo podem ser muito fluidas e requerem um moderador experiente com conhecimento profundo do domínio para guiá-las.

Questionários

O que são eles?
Os questionários são um meio de perguntar aos usuários suas respostas a um conjunto pré-definido de perguntas e são uma boa maneira de gerar dados estatísticos.

Quando usar
Os questionários são normalmente utilizados quando uma equipe de projeto:

Só pode obter acesso remoto aos usuários de um site
Está buscando um tamanho de amostra maior do que pode ser realisticamente alcançado através do contato direto
É por esta razão que os questionários são geralmente administrados por correio ou por meios eletrônicos.

Questões
Os questionários permitem a análise estatística dos resultados, o que pode aumentar a credibilidade de um estudo através de sua aparência científica. Isto torna ainda mais importante que o questionário seja bem elaborado e faça perguntas não tendenciosas.

Entrevistas

O que são eles?
Uma entrevista geralmente envolve um entrevistador falando com um participante de cada vez.

As vantagens de uma entrevista são que o ponto de vista único de um participante pode ser explorado em detalhes. É também o caso que qualquer mal-entendido entre o entrevistador e o participante provavelmente será rapidamente identificado e resolvido.

O resultado de uma entrevista é quase exclusivamente não estatística – é fundamental que os relatos de entrevistas sejam cuidadosamente analisados por profissionais experientes.

Quando usar
As entrevistas são geralmente empregadas no início do processo de projeto, a fim de obter uma compreensão mais detalhada de um domínio/área de atividade ou requisitos específicos.

Questões
Entrevistar coloca um alto prêmio sobre a experiência e habilidade do entrevistador e analista.

Conclusão

Esta tem sido uma introdução aos principais métodos de design centrados no usuário. É vital lembrar que embora cada um possa ser extremamente valioso, usá-los da maneira correta, pelas razões certas e no momento certo é fundamental.

Exatamente qual método usar, e quando e como usá-lo, será diferente de projeto para projeto.

 

 

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