Introdução ao e-mail marketing

Um E-mail Marketing, já foi tratado como uma boa ferramenta de estreitar o relacionamento com o cliente. Depois já foi dito como ultrapassado, assim como os blogs. Hoje se tornou indispensável para o marketing digital.

Por isso este artigo vai falar um pouco mais sobre essa comunicação via e-mail entre empresa e clientes ou colaboradores.

As campanhas ou ações feitas dessa forma, em sua maioria são feitas por alguma ferramenta de disparo de e-mails. Hoje em dia existem diversas ferramentas de automação de marketing para realizar isso, como o Lead Lovers por exemplo.

E mais, os tradicionais textos abriram espaço para o uso de gifs, vídeos, infográficos e muitos mais.

Introdução ao E-mail Marketing ?

Como surgiu

A princípio os esses e-mails surgiram em meados da década de 70 para 80, quando a Digital Equipment Corp enviou 400 e-mails vendendo os computadores da marca. Dessa forma 13 milhões de dólares foram arrecadados com a venda desses computadores.

Demorou mais uma década para isso cair em pleno uso por outras empresas, mas aos isso abriu portas e como consequência surgiu os spams e regras para proteger os usuários. Anos depois, ficou-se claro que sair enviando e-mails sem pensar em conteúdo não era suficiente.

Logo, o conteúdo passava a importar mais, afinal ninguém queria que o e-mail marketing enviado fosse para o spam.

Como ele é

À primeira vista eles eram vistos como uma versão digital de um cartaz de propaganda por exemplo, era adaptada a um formato menor e mais leve para poder ser enviado. Isso ficou conhecido como mala direta.

E por não ter nenhum cuidado ou preparo na condução da construção desse material, até hoje existem pessoas que consideram como spam.

No atual formato eles possuem uma comunicação direta bs2 com o consumidor, usando uma pessoa da empresa para falar de forma direta com o usuário. Assim acontece a aproximação.

Existem diversas técnicas para chamar a atenção, pode reparar é provável que já tenha recebido um e-mail de: oferta de passagem aérea, feirão de imóveis, promoções sazonais, novidades ou lançamentos e por aí vai.

Presente e Futuro do E-mail Marketing

As estimativas apontam que neste ano o mundo caminha para ter quase 1/3 da população mundial usando e-mails. Para conferir a pesquisa da Statista, clique aqui.

Já imaginou isso? Pense como um administrador, marqueteiro ou comunicador. Logo você pode ter certeza que o seu público estará nesse grupo.

Afinal, se você pensar de maneira breve, as empresas necessitam de e-mails. As pessoas precisam de um e-mail para abrir contas para usar seus smartphones como acontece com um celular Android.

E mesmo com o surgimento e crescimento das redes sociais o e-mail marketing se manteve vivo. Com o avanço nas ferramentas de automação, esse formato cresceu e ganhou mais importância. Em outra pesquisa realizada, essa pela Pew Reserach mostra que 92% dos adultos onlines utilizam o e-mail.

Se você quer aprender as vantagens, as dicas de como trabalhar um e-mail marketing, continue no blog e leia os outros artigos sobre o tema, esse foi apenas o primeiro.

Um spoiler sobre os próximos artigos. Você sabe como trabalhar ou construir uma lista de e-mail? Tudo isso e muito mais sobre o marketing digital você aqui.

Saiba mais sobre Marketing Digital em nosso Blog.

Saiba mais em nosso Blog:

Referências:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui