Funil de Vendas

Funil de Vendas, Funil de Conteúdo, Funil de Marketing Digital, você já deve ter ouvido falar algum desses nomes, não é mesmo?

Olá, Mauricio Lima aqui, seja bem-vindo ao nosso post  “Desvendando o Funil de vendas”.

Nos últimos anos muito se tem falado sobre funis, vários especialistas e gurus na internet falando sobre sua importância e por que você deveria usar essa estratégia.

O fato é que a estratégia do “Funil de Conteúdo”, “Funil de Vendas”, “Funil de Marketing Digital” são vários nomes, mas em suma levam ao mesmo resultado, vendas. Por isso vamos simplificar e a partir de agora chamar apenas de funil de vendas.

O funil de vendas é um modelo separado por fases, construído de forma visual e simula o caminho percorrido pelo cliente em potencial até a compra.

Classificação das fases do funil

Existem abordagens diferentes, com mais ou menos fases, mas a classificação mais comum é a seguinte:

  • Aprendizagem/descoberta;
  • Reconhecimento do problema;
  • Decisão;
  • Ação.

Cada etapa ilustra um momento na jornada de compra: descoberta, interesse, decisão e ação. Ou seja, para cada um deles é preciso ter uma comunicação diferente com o possível comprador. Assim, você oferece a informação certa, na hora certa para o potencial cliente, aumentando sua relevância e – consequentemente – suas chances de vender para ele.

A ideia representa o ideal para uma relação entre empresa e consumidor, sendo que a sugestão é que no topo desse funil de vendas o cliente não está interessado na compra e então com muita técnica a empresa vai direcionando esse consumidor em potencial até o fundo do funil onde ele é induzido a fazer uma compra.

O modelo de funil de vendas ideal

Esse modelo de funil de vendas tem gerado bastante resultados positivos, pois é usado um método onde o cliente nem imagina que no final vai receber uma ofertado, e para isso acontecer com mais eficiência são utilizados gatilhos mentais para seduzir a pessoa, gatilhos como desejo, ambição, orgulho, escassez, sempre usando o próprio sentimento do usuário para despertar o seu desejo.

Abaixo vou mostrar um modelo de funil de vendas com foco em conteúdo, ou seja, nesse modelo você conduz as pessoas a compra através de um funil de conteúdo.

Funil de vendas (foco em conteúdo)

O funil de conteúdo é utilizado como o próprio nome diz, para produção de conteúdo com o intuito de conduzir o cliente em potencial por uma jornada que vai da descoberta até a compra, e é dividido em 3 fases, são elas:

ToFu (Top of the Funnel)

funil de vendas - Cuiabá, MT | Millennials Resultados

O estágio inicial é chamado de Topo do Funil (ToFu), a parte mais larga do funil, aqui estão centenas de milhares de pessoas que não te conhecem e/ou nunca ouviram falar do seu produto ou serviço. 

É aqui que você recebe o maior número de visitantes e precisa despertar o interesse deles. 

A ideia é conduzi-los e educá-los para se tornarem clientes no futuro.

Veja um exemplo de conteúdo para essa fase do funil:

  • Você sabia que…
  • Por que prestar atenção “nesse tema”?;
  • Os 3 benefícios de “tema” para “segmento de clientes”;
  • Qual a importância de “tema” no seu “interesse do cliente”;
  • 9 maneiras de aumentar “tema” no seu negócio.

MoFu (Middle of the Funnel)

funil de vendas - Cuiabá, MT | Millennials Resultados

Após as pessoas serem impactadas pelos seus conteúdos, elas podem se cadastrar para receber algum material rico, tornando-se assim um lead.

Então ela entra para sua lista, os leads do meio do funil deverão receber conteúdos mais específicos e elaborados para resolver seu problema.

Nesta etapa em vez de tentar vender algo para ele, você precisa fortalecer sua autoridade oferecendo materiais consistentes com foco maior no problema desse lead, você precisa agregar valor a vida deles.

Para leads do meio do funil você pode entregar conteúdos tipo: Webinários, Check-Lists, Templates, Email Marketing, Minicursos gratuitos, Ferramentas, Convites, Descontos entre outros.

BoFu (Bottom of the Funnel)

funil de vendas - Cuiabá, MT | Millennials Resultados

Por fim, temos o fundo do funil – BoFu (Bottom of the Funnel), os leads que chegam nessa fase já estão qualificados pelo seu conteúdo e se tornam oportunidades de fechar negócios.

Quando eles chegarem aqui eles vão estar querendo comprar o seu produto.

Portanto, abordagem aqui precisa ser mais voltada para a venda do seu conteúdo, aquilo que você se tornou autoridade para ele na fase anterior é o que você vai tentar vender agora, os leads que estão no seu fundo de funil já sabem e conhecem os produtos que você tem pra vender.

Conclusão

Chegamos ao fim do nosso texto sobre Funis, como você viu existem várias nomenclaturas, mas em síntese é praticamente a mesma coisa e o objetivo final é fazer vendas.

A ideia dos funis e atrair pessoas em grandes quantidades e ao longo do tempo elas vão se tornando cada vez mais aptas a comprar o seu produto e/ou serviço.

você viu ainda que as fases do funil são chamadas de ToFu (Top of the Funnel), MoFu (Middle of the Funnel) e BoFu (Bottom of the Funnel).

Espero que tenha gostado do conteúdo e continue lendo nossos posts.

Recomendações

Como é de praxe, costumo deixar no final dos nossos textos recomendações de livros que podem te ajudar a avançar nos estudos do tema.

FUNIL DE VENDAS: Como Vender no Automático

Funil de vendas online: A estratégia secreta dos gurus do marketing

Funil de vendas: um jeito fácil para você realizar bons negócios

Gatilhos Mentais: O Guia Completo com Estratégias de Negócios e Comunicações Provadas Para Você Aplicar

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