Os tipos de e-mail marketing

Para você criar campanhas e ações utilizando o e-mail marketing você tem que conhecer antecipadamente os tipos de e-mail marketing.

Dessa forma, no segundo artigo da série sobre e-mail marketing, conheça os tipos e para que serve cada um deles. Afinal você não pode utilizar o mesmo formato sempre, se torna cansativo e não desperta a atenção.

Os tipos de E-mail Marketing ?

Convite de eventos

Uma ótima forma de divulgar e atrair as pessoas para o evento que está organizando. O ideal é e grande desafio é tornar atraente e deixar de forma clara as informações para conquistar a atenção e presença do leitor.

Por que ele deveria ir ao evento? Qual a atração ou oportunidade? Quando, onde, que horas e quanto (se for o caso)?

Caso seja limitada a participação, trabalhe isso, faça ele enxergar como algo que deve ser feito na hora, seja uma confirmação ou ação.

E por fim não esqueça de ser cordial.

Newsletter

A Newsletter costuma ter um efeito muito positivo, mas somente se a empresa possui um blog atualizado. Assim, você gera mais alcance, aumenta as visitas e estreita o relacionamento. Além de contribuir para que seu blog se torne autoridade no segmento.

É também uma forma de nutrir os seus leads de uma forma mais leve e próxima.

Os newsletters entre todos os tipos de e-mail marketing é uma das mais abrangentes, por amparar diversos temas. Não entendeu ainda?

Assim, um newsletter costuma trazer miniaturas de artigos, eventos ou outra coisa, com uma breve sinopse. Com o objetivo de atrair o leitor e fazê-lo clicar. Você pode também aproveitar para fazer um teaser de algo que está por vir, por exemplo.

E-mail promocional

Não, isso não quer dizer que é só você pegar uma peça qualquer e reduzir para encaixar no formato de e-mail marketing.

Há diversas formas de fazer algo promocional, utilizando brincadeiras, gerando expectativa, ou sendo direto por exemplo. Você pode promover conteúdos gratuitos de download, campanhas promocionais, produtos de lançamento com lista de pré-venda.

O principal objetivo deles é a conversão, ou seja, fazê-lo ter uma ação a partir daquele e-mail. O segredo é na segmentação, fazer chegar a pessoa certa.

E-mail sazonal

Entre os tipos de e-mail marketing este talvez seja um dos mais menosprezados por muitas empresas. Por conta dele não ter um cunho de vendas, diretamente. Mas, em contrapartida oferece a chance de ter mais liberdade para criar e ousar.

Aproveite as datas comemorativas, aniversário do cliente, para desejar felicidades, ou informar algo que possa ser interessante a partir das atas.

Seu objetivo é mostrar para os clientes que vocês também lembram dele quando não estão lhe vendendo algo. Assim ele se sente importante, e reforça seu laço com ele.

E-mail de boas – vindas

Parece algo tão simples e de fato é, mas tem um impacto poderoso, e mostra ao usuário que você se importa com ele desde o começo. Isso pode fazer a diferença, aliás qualquer detalhe faz a diferença na sua campanha digital.

Existem outros tipos de e-mail marketing, mas agora você conferiu os principais. Ainda há os e-mails para ecommerce, para clientes inativos e de lembretes.

Tomara que tenha gostado do artigo, se você não conferiu o primeiro da série de e-mail marketing, clique aqui para ler. E prepara-se para o último artigo.

Confira também:

Introdução ao E-mail Marketing

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