Como ser digital influencer: O Guia Completo

Ser digital influencer com certeza é a profissão do momento, o tema tem sido sonhado por muitos jovens nos últimos anos, todos os dias vemos mais e mais pessoas publicando stories com vídeos, textos, fotos, etc.. Esse fenômeno tem atraído milhares de seguidores que se tornam até mesmo viciados nos seus influenciadores. Mas será que ser digital influencer é só alegria?

Neste artigo vamos mostrar tudo que você precisa saber para ser digital influencer, o mesmo não pretende ajudar celebridades, megainfluenciadores ou macroinfluenciadores. Pois, se você alcançou esses níveis de influência provavelmente já sabe tudo o que é preciso para chegar onde está.

Mas caso você seja um nanoinfluenciador, microinfluenciador ou médio influenciador, esse texto é para você. Nele vamos fazer uma abordagem geral sobre praticamente tudo o que sabemos sobre Marketing Digital aplicado a Influenciadores Digitais. Ao final desse texto você vai saber tudo o que deverá fazer para se tornar um influenciador de sucesso, vamos abordar desde os primeiros passos para ser digital influencer até o que é que preciso fazer para lidar com os problemas.

E aí, está pronto(a)? Então venha comigo, até o final do texto você vai poder decidir se quer ou não ser digital influencer.

Marketing de Influência

Antes de continuarmos falando sobre como ser digital influencer você precisa saber o que é Marketing de Influência, afinal de contas, não tem como você ser um Barman sem saber o que é um bar, não é mesmo? Então vamos lá.

 

No início de 2016 já se falava sobre marketing de influência, mas era apenas um termo banal no mundo do marketing. As empresas naquela época não acreditavam no que viria a ser hoje o fenômeno do momento, pagavam muito pouco por postagens e achavam que aquilo nem mesmo fazia sentido. Na época, muitos influenciadores faziam postagens em troca de no máximo alguns produtos, e olha que em alguns casos depois de falar sobre o produto e divulgar em seus canais ainda tinham que devolver para os donos. Bem, hoje o cenário mudou e ser digital influencer tornou-se “um negócio promissor” e está em evidência nas principais revistas e sites vips do mundo, como: Forbes, Caras, Veja e muitos outros. Hoje a maioria das marcas de sucesso usam influenciadores digitais em suas estratégias de marketing em vários setores (por exemplo, Pedrigree, Coca-cola, Mercedes-Benz, Schwarzkopf Professional, etc.)

E aí, o que achou do Marketing de Influência?

Acha que essas informações são suficientes para decidir se vale a pena ser digital influencer nos dias de hoje? Bom, vamos continuar com o texto que ainda tem muito mais.

Nomenclaturas e Seguidores

De acordo com pesquisa da MediaKix, uma das maiores empresas de interação com influenciadores do mundo, os influenciadores estão divididos em grupos por número de seguidores, são eles: nano, micro, médio, macro, mega e celebridades.

Os números costumam gerar controvérsias, isso por que existe muito pouco estudo sobre o assunto.

Para escrever esse artigo usamos referências das pesquisas da MediaKix, pois além de ser uma das maiores do mundo também tem investido tempo e muito dinheiro em pesquisas avançadas a fim de descobrir mais dados sobre esse novo mercado.

Vamos aos números:

  • Nanoinfluenciadores: Embora o número de seguidores possa variar eles normalmente têm entre 1k e 10k seguidores.
  • Microinfluenciadores: Nessa faixa os influenciadores têm entre 10k e 50k seguidores.
  • Médio influenciadores: São influenciadores que têm entre 50k e 500k de seguidores nas Redes Sociais.
  • Macroinfluenciadores: Nessa classificação estão os influenciadores que têm entre 500k e 1M de seguidores.
  • Megainfluenciadores: Quando você se torna um mega, você tem entre 1M e 5M de seguidores.
  • Celebridades: Esse é o nível máximo de classificação, quando você chegar aqui você terá mais de 5M de seguidores e com certeza terá um jatinho para conseguir atender todos seus compromissos e estar em todos os lugares.

Uau… Imagina que loucura? Hehe… Já pensou ser um influenciador digital nível celebridade? Bom, se você acredita você pode, foi isso que disse o Henry Ford. Vamos continuar com nosso artigo.

Como mensurar uma campanha de influência

Como as campanhas de influência são mensuradas pelas empresas? Essa é uma questão fundamental, mas antes disso precisamos saber quais os principais tipos de campanhas.

Você pode estar se perguntando o que você tem a ver com isso, será que para ser digital influencer eu preciso saber essas coisas? Ora essa, é claro que precisa, afinal de contas como você vai negociar com empresas sérias e participar de grandes campanhas se não souber do que eles estarão falando?

Observação: Empresas sérias que contratam influenciadores têm boas estratégias de marketing e quase sempre tem uma agência por trás disso. Por isso, se você quiser trabalhar com marcas sérias que te façam sentir orgulho em trabalhar com elas, você precisa saber detalhes técnicos sim, e lembre-se que as celebridades de hoje começaram como nanoinfluenciadores e fizeram a coisa certa para chegar ao topo.

Tipos de Campanhas de Influência

Então vamos ao texto, como mencionado acima existem tipos específicos de campanhas, cada uma com um objetivo diferente, mas de modo geral as principais são: Awareness, Branding e Conversão, abaixo vamos falar sobre cada uma delas.

Awareness

 

Quando uma empresa adota esse tipo de campanha ela está querendo atingir o maior número de pessoas, e a maneira mais comum de mensurar isso é através de alcance, engajamento e tráfego.

Quer ver um exemplo? Acesse essa matéria e saiba o que a Netflix usou em sua estratégia, inclusive com marketing de influência. 😉

Branding

 

O principal objetivo desse tipo de campanha é o fortalecimento de uma marca, um exemplo de marca que você lembra só de ver a logo. Existem muitos exemplos, como: Apple, coca-cola, McDonald’s entre outras. Se quiser saber mais veja essa matéria e conheça algumas marcas que tiveram muito sucesso com campanhas de Branding.

Campanhas desse tipo também usam métricas como alcance, engajamento e tráfego.

Conversão

 

Esse tipo de campanha é muito comum, afinal de contas as empresas querem vender e faturar.

Então, quando você for participar desse tipo de campanha saiba que as principais métricas são: Vendas, Links de afiliados, Códigos promocionais e/ou Downloads de um produto.

Para concluir o tema como mensurar uma campanha de influência, vamos ver os dados do estudo da Linqia que mostra quais indicadores são mais usados por empresas americanas.

Em primeiro lugar aparece o Engajamento, em segundo lugar cliques, em terceiro lugar impressões, depois conversões, alcance e venda de produtos.

Legal né? Acho que até aqui você já tem uma boa visão do que é ser digital influencer, não é mesmo? Então vamos continuar que eu guardei o melhor para o final, então venha comigo. 😀

Ser digital influencer dá dinheiro?

 

Hehe… Essa é a melhor pergunta desse texto, afinal de contas dinheiro não compra a felicidade mas ajuda comprar coisas que nos deixam felizes.

Então vamos lá, segundo pesquisa da Linqia (dados do mercado americano), em média o valor pago a um influenciador para uma publicação no Instagram varia de acordo com o número de seguidores.

  • 5 mil a 10 mil seguidores: US$ 100 — US$ 500;
  • 10 mil a 25 mil seguidores: US$ 500 — US$ 800;
  • 25 mil a 50 mil seguidores: US$ 800 — US$ 1.500;
  • 50 mil a 100 mil seguidores: US$ 1.500 — US$ 2.000;
  • 100 mil a 250 mil seguidores: US$ 2.000 — US$ 6.000;
  • 250 mil a 1 milhão de seguidores: US$ 6.000 — US$ 10.000;
  • 1 milhão ou mais de seguidores: a partir de US$ 10.000.

Aqui temos um ponto de atenção, como traduzir isso para o cenário do Brasil, afinal de contas o mercado deles é bem diferente, né?

Bom, sim e não, vou falar sobre a experiência que nós temos aqui na agência, o que costumamos fazer e olha que tem dado certo. Imagine o seguinte, se o influenciador no EUA ganha U$ 100 por post, aqui no Brasil ele ganha o equivalente em número, mas em nosso dinheiro, confuso? Tá, deixa eu ser mais claro. O Influenciador que nos EUA ganha U$ 100 dólares aqui seria o equivalente a R$ 100 reais. A lógica é simples.

Mas… Ok, nem sempre é assim, os preços variam muito de influenciador para influenciador, saiba por quê.

Número de seguidores não é sinônimo de altos ganhos

Como assim? Os ganhos não são por número de seguidores?

Em teoria você deveria ganhar por número de seguidores, entretanto na prática as coisas são mais complicadas, e antes de você criar expectativas superestimadas preciso te dar um choque de realidade.

Ter centenas e até milhares de seguidores não significa que você vai ganhar de acordo com a lista acima.

Você sabe que é super fácil comprar seguidores na internet, mas ninguém te fala é que assim você esta dando um tiro no pé.

Hoje as marcas querem seguidores engajados, ou seja, seguidores comprados não estão engajados, não interagem, não curtem e nem compartilham nada do que você postar.

Existe uma média ideal de engajamento de acordo com o seu número de seguidores, e pode apostar, as agências conseguem mensurar isso com precisão.

Existem estudos sobre isso e em breve vamos escrever um artigo falando mais sobre o assunto.

Despertando o interesse das marcas

Continuando com o texto, você precisa construir a sua audiência, isso garante que seu público seja engajado. Entretanto, não é um trabalho fácil, existe uma série de coisas que você precisa fazer e precisa estudar muito para se destacar, ganhar espaço e o mais importante “despertar o interesse das marcas“.

 

Tá vendo, nem tudo são flores nessa profissão.

Mas não se preocupe com isso, esse é nosso primeiro artigo de uma série onde vamos ensinar tudo o que você precisa saber para chegar lá, ou seja, confie em nossos artigos que você vai conseguir.

Agora que leu sobre quanto ganha um influenciador e viu que você precisa ter coragem para fazer a coisa certa, que tal descontrair um pouco e descobrir quanto aproximadamente seus influenciadores favoritos ganham por post?

Acesse essa calculadora e descubra, é uma média aproximada de acordo com número de seguidores e engajamento de cada perfil. Basta Inserir o nome de usuário do Instagram e clicar em pesquisar.

Depois de descontrair volte aqui que já estamos finalizando e ainda tenho algumas coisas interessantes para te mostrar. 😉

Maneiras de Ganhos no Mercado da Influência

As formas de ganho são inúmeras, aqui um ponto chave é a criatividade e o segredo maior é negociar, as principais maneiras são: pagamento por post, pagamento por campanha, porcentagem por vendas, afiliados, vendas diretas, códigos promocionais, permutas, dropshipping, cross docking, participação em eventos, palestras, anúncios, criar seus próprios infoprodutos, etc.

Em breve vamos escrever artigos detalhados sobre todas essas maneiras.

O que eu preciso aprender para ser influenciador digital

Vai depender muito, o ideal é você começar escolhendo um nicho que você já domine.

Escolher um Nicho

Para ser digital influencer você precisa escolher um nicho onde atuar, existem várias maneiras de fazer isso, como: pesquisar tendências, usar planejadores de palavras-chave, pesquisar respostas em grupos de determinados nichos, entre outras.

Recomenda-se conversar com pessoas dos seus nichos de preferência e tentar descobrir se existe um problema comum que ninguém esteja resolvendo, ou que não esteja sendo resolvido da melhor maneira, pois assim você pode pensar em como criar uma solução para esse nicho.

Se você não tem experiência com marketing digital é altamente recomendado que você escolha algo relacionado a uma grande paixão sua ou algo que você domine muito bem, assim não vai precisar estudar muito para se tornar especialista no assunto que escolher.

Aprender Marketing Digital

Aprender aspectos avançados das Redes Sociais, como o Instagram, Facebook, Youtube, Blog, são coisas fundamentais. Mas não só isso, você precisa aprender muito sobre Marketing Digital, gatilhos mentais, copywriter, psicologia de vendas, persuasão, isso se quiser fazer a diferença.

Não se preocupe estudar isso não é tão difícil, a boa notícia é que usando o método certo em pouco tempo você saberá o necessário.

 

Ter um Mídia Kit

Para ser digital influencer você precisa ter um mídia kit.

Mídia kit é um documento que você precisa apresentar para realizar a venda de espaços publicitários.

No caso de influenciadores digitais, os espaços de divulgação são as redes sociais que você atua, como: Instagram, Facebook, YouTube, Twitter ou outros caso houver, ou seja, a apresentação dos seus serviços.

Um mídia kit precisa causar uma boa impressão, ele é o seu cartão de visitas, aposte no alto no design.

Não se preocupe, você pode fazer uma permuta com um desiger gráfico top em troca de divulgar os serviços dele 😉 .

Seu mídia kit precisa ter a “sua cara”. E por fim, mas não menos importante, precisa responder as principais questões que uma empresa levanta na hora de contratar um influenciador.

Veja algumas informações relevantes que você precisa apresentar em seu mídia kit:

  • Quais Redes Sociais você atua (seguidores, interações e engajamento);
  • Dados demográficos dos seus seguidores;
  • Postagens de campanhas que você tenha participado anteriormente;
  • Tabela de preços para cada canal, qual formato do conteúdo e a quantidade de postagens você fará;
  • Informações de contato;
  • Outros relevantes.

Não pule essa etapa, ter um mídia kit top mostra que você é top.

Considerações Finais

Com isso chegamos ao final no nosso artigo e falamos muita coisa legal sobre como ser digital influencer nos dias de hoje e o que você precisa saber e fazer para chegar ao topo.

Você deve ter percebido que ser influenciador digital de elite com mais de 500k seguidores não é uma tarefa fácil, por outro lado, também viu que fazer o esforço necessário tem suas vantagens, e, diga-se de passagem, são muitos benefícios né?

Para concluir, gostaria de informar que vamos escrever artigos como esse todas as semanas, ou seja, nosso objetivo é mostrar tudo o que citamos aqui passo-a-passo para você não ter dor de cabeça pesquisando pra todo lado.

Vamos ensinar tudo! E o mais importante. DE GRAÇA para você se tornar um influenciador digital de sucesso!

Para nos ajudar a escolher os melhores conteúdos e quais postar primeiro precisamos que você responda nossa pesquisa.

Com suas respostas vamos descobrir exatamente o que você precisa e então saberemos o que te ensinar primeiro.

Observação: No final da pesquisa tem um espaço para você fazer uma pergunta específica, aproveite e pergunte sua maior dúvida que nossa equipe de especialistas vai responder.

Pesquisa de interesse: Responda sobre quais temas abaixo você quer que a gente escreva

Essa pesquisa não vai divulgar seu nome nem seus dados, ela serve única e exclusivamente para entender quais os assuntos nossos influenciadores tem interesse e quais vamos publicar primeiro.

[wpforms id=”3278″]

Com isso vamos ficando por aqui, espero que tenha gostado do artigo. Um forte abraço e até breve.

Palavras-chave:

tornar um digital influencer, além disso, canal no youtube, digital influencers, chamaram a atenção, conteúdo relevante, falando sobre, crie conteúdo, marketing digital, escolher um nicho, milhões de seguidores, ganhar dinheiro, é necessário, influenciadores digitais, influenciador digital, redes sociais, cada vez, outras pessoas, podem ganhar, mídias sociais.

Saiba mais em nosso Blog:

Conheça nossa Empresa de criação de sites

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui