Arabic Arabic English English French French German German Portuguese Portuguese Spanish Spanish

 

MINE TREINAMENTO | Terceirização de criação de sites

Terceirização de sites

Mine Treinamento GRATUITO - 5 aulas com todos os segredos da terceirização de sites Lucre entre 50 mil e 100 mil em 12 Meses!

Foto por @elienelondero

Teoria das cores para criação de sites

Teoria das cores para criação de sites

Teoria das cores para criação de sites

Teoria das cores para criação de sites –

A escolha de cores para seu website e materiais impressos é mais do que apenas uma questão de preferência pessoal? É realmente importante a escolha de cores que você faz? Seu público realmente se sentirá diferente por causa das combinações de cores? A resposta a todas estas perguntas é Sim, Sim, e Sim!

A cor é considerada emocional, porque as variações evocam emoções diferentes nas pessoas. Todos sabemos que o verde é a cor do dinheiro, mas você também sabia que o verde pode simbolizar a ganância, a inveja e o ciúme? As cores que você escolher terão um efeito direto na forma como o público percebe sua empresa ou produto. Isto pode ser complicado pelo fato de que nosso uso da cor na web agora é ilimitado: a tecnologia nos permite criar milhões de combinações de cores. Então, como vocês escolhem? Este breve artigo simplificará a compreensão do básico para a escolha de cores.

É importante entender que cada cor tem um conjunto de emoções positivas e negativas associadas a ela, o que eu chamo de “significado de cor”. É este significado que afetará a resposta emocional de seu cliente à sua empresa, marca ou produto. Portanto, ao escolher esquemas de cores para seu website, ou qualquer outro tipo de mídia, você precisa ter certeza de que está apresentando sua empresa ou produto com uma cor que provavelmente irá atrair o público a escolher sua empresa ou produto.

Teoria das cores para criação de sites

Faça uma pausa rápida, e vá procurar em seu refeitório, geladeira ou armários de cozinha nos produtos que compramos na mercearia. De que cor você mais vê? É provável que você esteja vendo vermelho, e muito. Apenas vislumbrando em meus armários, agora que sei que estou procurando, pareço ser jogado em um mundo de produtos vermelhos. Chef Boyardee, Kellogg’s, Lipton, Carnation, Ragu, Aunt Jemima, Nestle, Betty Crocker, Orville Redenbacher’s, Heinz, Pam, todas essas marcas estão pulando para mim com o vermelho em seus rótulos. Por quê? O vermelho é uma cor muito “quente”, e muito emocional também. Em estudos, o vermelho na verdade tem um efeito físico sobre as pessoas, aumentando seu ritmo cardíaco e fazendo com que a pressão arterial aumente. O vermelho prende nossa atenção, nos estimula à ação e, portanto, é uma cor muito poderosa para embalagens de produtos.

Todas as cores se encaixam em três categorias: frio, quente e neutro. Embora você possa selecionar todas as cores da mesma categoria, muitas vezes é possível obter um efeito mais poderoso introduzindo uma cor de um dos outros grupos. Vamos dar uma olhada agora em como as cores funcionam juntas, e o que cada cor pode significar para o telespectador.

Cores frias

Azul, verde, roxo, turquesa e prata são cores frias. As cores frias tendem a ter um efeito calmante sobre o espectador. Usadas sozinhas, no entanto, estas cores podem ter um toque frio ou impessoal, portanto, ao escolher cores frias, pode ser sábio adicionar uma cor de outro grupo para evitar isto.

Cor Azul Significado.

Positivo: tranqüilidade, amor, lealdade, segurança, confiança, inteligência Negativo: frieza, medo, masculinidade

Cor Verde Significado.

Positivo: dinheiro, crescimento, fertilidade, frescor, cura Negativo: inveja, ciúme, culpa, desordem

Cor púrpura Significado. (roxo é uma combinação de azul e vermelho, por isso é encontrado tanto na categoria quente como na fria)

Positivo: realeza, nobreza, espiritualidade, luxo, ambição Negativo: mistério, mau humor

Significado da cor turquesa.

Positivo: espiritual, cura, proteção, sofisticado Negativo: inveja, feminilidade

Cor prata Significado.

Positivo: glamoroso, de alta tecnologia, gracioso, elegante Negativo: sonhador, insincero

Cores quentes

Teoria das cores para criação de sites

Vermelho, rosa, amarelo, laranja, roxo e dourado são cores quentes. As cores quentes tendem a ter um efeito excitante sobre o espectador. Entretanto, quando estas cores são usadas sozinhas, elas podem estimular demais, gerando emoções de raiva e violência. Ao escolher tons quentes, a adição de cores de outro grupo ajudará a equilibrar isto.

Cor vermelha Significado.

Positivo: amor, energia, poder, força, paixão, calor. Negativo: raiva, perigo, advertência, impaciência

Cor-de-rosa Significado.

Positivo: saudável, feliz, feminino, compassivo, doce, brincalhão Negativo: fraqueza, feminilidade, imaturidade

Significado da cor amarela.

Positivo: brilhante, energia, sol, criatividade, intelecto, feliz Negativo: covarde, irresponsável, instável

Cor Laranja Significado.

Positivo: coragem, confiança, calor, cordialidade, simpatia, sucesso Negativo: ignorância, morosidade, superioridade

Cor púrpura Significado. (roxo é encontrado tanto em cores quentes como frias) Positivo: realeza, nobreza, espiritualidade, luxo, ambição

Negativo: mistério, mau humor

Cor dourada Significado.

Positivo: riqueza, prosperidade, valor, tradicional Negativo: ganância, sonhador

Cores Neutras

Teoria das cores para criação de sites

Marrom, bronzeado, marfim, cinza, preto e branco são cores neutras. As cores neutras são uma ótima seleção para misturar com uma paleta fria ou quente. São boas para fundos em um design, e também tendem a diminuir o uso de outras cores mais poderosas. O preto é adicionado para criar uma “tonalidade” mais escura de uma cor primária, enquanto o branco é adicionado para criar uma “tonalidade” mais clara.

Cor preta Significado.

Positivo: proteção, dramático, sério, com classe, formalidade Negativo: sigilo, morte, maldade, mistério

Cor Cinza Significado.

Positivo: segurança, confiabilidade, inteligência, sólido, conservador

Negativo: sombrio, triste, conservador

Cor marrom Significado.

Positivo: amigável, terra, ao ar livre, longevidade, conservador Negativo: dogmático, conservador

Tan (bege) Cor Significado.

Positivo: confiável, flexível, crocante, conservador Negativo: monótono, enfadonho, conservador

Significado da cor de marfim.

Positivo: tranqüilidade, agradabilidade, pureza, cordialidade Negativo: fraco, instável

Cor branca Significado.

Teoria das cores para criação de sites

Positivo: bondade, inocência, pureza, fresco, fácil, limpo Negativo: inverno, frio, distante

Você pode estar se perguntando: “Qual é a combinação certa de cores para meu website comercial? Embora não haja uma cor “certa” absoluta para seu website, você precisa entender seu público-alvo e considerar a resposta deles às cores, não a sua própria. Se seu objetivo final é que eles escolham sua empresa ou produto, então sua paleta de cores deve apelar para eles. Há fatores gerais que indicam o que seu público pode ou não gostar.

Os fatores básicos do público-alvo a serem considerados são diferenças de idade, diferenças de classe, diferenças de gênero e tendências gerais de cor.

A diferença de idade é um fator chave que não deve ser ignorado. Se crianças e adolescentes são seu público alvo, então eles preferem cores primárias e brilhantes como vermelho, azul, verde e amarelo. Entretanto, se seu alvo forem adultos mais velhos, eles prefeririam cores mais suaves ou mais escuras, juntamente com cores do grupo de cores neutras.

A diferença de classe é outro fator chave na escolha das cores. Pesquisas nos Estados Unidos mostraram que aqueles da classe trabalhadora preferem cores que podem nomear como azul,

vermelho, verde, etc. Aqueles mais educados tendem a preferir cores mais obscuras como taupe, azure, celadon, salmão, etc.

Teoria das cores para criação de sites

A preferência de gênero é um fator óbvio na escolha de suas cores. Os homens tendem a preferir tons frios como azul e verde, onde as mulheres preferem tons mais quentes, vermelhos e laranjas. Se você tiver um público de homens e mulheres, considere misturar algumas cores das paletas quentes e frias que agradariam tanto a homens quanto a mulheres.

Por último, mas não menos importante, as tendências de cores. Por definição, uma tendência significa “estilo atual”. Escolher cores atualmente populares pode funcionar bem para alguns tipos de sites e produtos, mas se você quiser apresentar longevidade e estabilidade, então as cores populares podem não ser a melhor direção para você. Ao invés disso, você pode querer considerar cores mais tradicionais que se mantêm em pé com o tempo.

Escolher cores é mais do que apenas escolher o que lhe parece bom, trata-se de criar uma resposta do espectador. Ao conhecer seu público-alvo e o efeito que cores diferentes podem ter, você ganha uma maior capacidade de determinar quais cores funcionarão melhor para seu público.

Uma nota final sobre a cor. Os espectadores na web podem usar diferentes monitores, diferentes navegadores, e diferentes sistemas operacionais. É quase impossível garantir que suas cores sejam as mesmas em todos os computadores, assim como na impressão. Não se preocupe demais com as diferenças em vários computadores, mas tente ser consistente. Se você está criando uma paleta de cores para sua empresa, uma identidade de marca, ou cores de produto, a consistência é fundamental. Use as mesmas cores em todos os seus esforços de marketing para criar familiaridade com sua empresa ou produto. A consistência ajudará a incutir confiança em seu telespectador.

Visite nosso site e conheça nossos serviços

Criação de sites em Cuiabá

Compartilhe em suas Redes Sociais:

Facebook
LinkedIn
Pinterest
OK
VK

Continue lendo:

Compartilhe este artigo

Facebook
LinkedIn
Pinterest
OK
VK

Procurando uma agência séria para construir seu site?

Parabéns, você encontrou! Somos especializados em criação de sites desde o básico ao avançado! Sites completos, bonitos e funcionais! Sites que convertem em vendas!

Informações de Contato